No meio de outubro chega aos cinemas brasileiros a adaptação "Onde vivem os monstros", de Spike Jonze, vencedor do Oscar de 2000 com Beleza Americana e também co-autor da série Jackass pra MTV. A produção infantil é uma adaptação do livro homônimo, de Maurice Sendak.
Publicado originalmente em 1963, é um dos mais cultuados livros infantis da curta história do mundo. A história acompanha Max, um garoto malcriado mandado para a cama sem jantar. No quarto, ele começa a imaginar um mundo exótico, a terra de Wild Things, povoado por criaturas selvagens estranhas, que recebem o menino como seu regente. Quem nunca fez isso? Eu já fui até uma Tartaruga Ninja.

Ao mostrar um garoto solitário, com pai ausente, irmã e mãe cada vez mais ocupada com o trabalho, estabelece um belo retrato psicológico da raiva.
O conceito original do livro incluia cavalos ao invés de monstros. Porém, o autor resolveu trocar de personagens quando descobriu que não sabia desenhar cavalos. Em seus desenhos feitos em aquarela, Sendak representa criaturas exóticas, com ar demoníaco, mas que ao mesmo tempo transmitem algum tipo de carisma e charme.
Meu destaque vai para todo o clima criado para o cinema, as tomadas muito bem escolhidas, a fotografia, a decisão em usar bonecos ao invès de tudo ser em CG, essa perfeição carismática-bizarra-fofa-monstruosa dos monstros (redundante mesmo) e pelo jeito a trilha sonora é simplesmente emocionante.
Bonus:
No disco ReLoad, de 1997, o Metallica gravou uma música inspirada no livro.
A princípio era uma música instrumental do baixista Jason Newsted. Quando apresentou a ideia para o resto da banda, Hetfield simplesmente psicografou a letra toda e o resto do arranjo.
É fantástica, escutem AQUI.
iNSidE All oF Us IS A WiLd ThINg
G.

Nenhum comentário:
Postar um comentário