terça-feira, 1 de dezembro de 2009

É tudo a mesma coisa

post original por Gica Trierweiler em 01 de Dezembro de 2009 às 7:47 pm no Update Or Die 

Há algum tempo, a Kaiser lançou uma campanha que mostrava o maior teste-cego de cerveja do país. De acordo com o DataFolha, 
através da figura do global Humberto Martins, houve empate técnico na competição de cerveja preferida do Brasil. Essa semana tinha gente falando do comercial da Brahma para o Peru. Como por lá não existe Skol, é a Brahma que desce redonda. Já que ambas são da AmBev, parece que não tem problema.

Downloads: Views: 36574


Até então a comunicação salvou muitos produtos. Levantava um atributo e partia para o ataque na mídia. Acontece que agora não dá mais pra fazer milagre: os produtos são todos iguais e não dão mais argumentos para os publicitários: não têm mais conceito. Enquanto todos os planners, gurus, criativos, blogueiros e especialistas em redes sociais lutam pelos conceitos de transparência e dão lenha para que os consumidores possam gerar conteúdo sobre as marcas, alguns anunciantes estão dormindo no ponto. Parece que ainda não entenderam que seus produtos PRECISAM ser relevantes. É bom que se dêem conta logo, antes de que a grande massa perceba o que a gente já sabe: é tudo a mesma coisa.

Um comentário:

  1. Nossa. Quanta besteira que essa tal de Gica falou. Buscar diferencial competitivo em produto é coisa de 1900. Se tem uma coisa que hoje em dia é fácil replicar é característica funcional de produto. Exemplo disso é a China que caga com todas as milhares de horas que o pessoal no Ocidente gasta pensando em coisas geniais.

    Marcas bem sucedidas não são aquelas que se sustentam em benefícios racionais, mas sim nos emocionais. Um conceito que atinge o coração primeiro e depois o cérebro é o caminho.

    deixo essa frase genial que li recentemente por aí...

    I don't think you need to offer a rational benefit. I think you need to offer a benefit a rational person can understand.

    e tenho dito !

    abraço
    Marcus

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails