quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Furabreja da semana - Bill Abecia e Buddy Guy




Era um dia normal como qualquer outro, quando recebo por email uma noticia que me fez pular de alegria... Depois de uma pequena tour pelo Brasil no começo do ano, Buddy Guy voltaria pra cá para realizar apenas um único show, para uma empresa de telefonia.

Desde pequeno tenho uma paixão pelo Blues, e graças aos meus tios, o Blues sempre foi a trilha sonora em aniversários e eventos familiares. Além dos espetaculares Eric Clapton e BB King, um que sempre me chamou atenção pela voz e pelo que fazia com a guitarra, foi o Buddy Guy.

Buddy mostra uma alegria no palco, algo não muito normal para o estilo e transforma sua guitarra de bolinhas numa arma que invés de tiros, dispara acordes maravilhosos.

Graças ao amigo Andreas Kisser, tive o prazer de conhecer o mestre Buddy Guy no começo desse ano, além dele conheci também seu produtor e técnico de guitarras, Gilbert Garza. Buddy veio para o Brasil para dois shows em SP e um em POA, tive a chance de assistir aos dois e um dos momentos que marcaram a minha vida, foi o encontro com o mestre.

Desde então, fiquei amigo do Gilbert e assim que recebi a noticia que eles estariam de volta, já mandei um email perguntando se a noticia era verdadeira e para a minha alegria, a resposta foi que sim!

Chegando em SP, Gilbert tinha o sábado livre, trouxe o cara para Santo André para tomar umas e outras com os amigos do Lagunna, entre várias histórias sobre tours e shows, a que mais causou um alvoroço na mesa foi quando Gilbert contou que foi na festa de 60 anos do Eric Clapton... entre os convidados, Phil Collins, Madonna, alguns dos Stones, e mais um bando de desconhecidos da musica mundial...hehe...

Depois de várias cervejas, deixamos Gilbert de volta ao hotel já que a passagem de som para o show estava marcada para as 8:30 da manhã. Tudo certo e agora era só esperar pelo domingo!

Chegando ao show, baita calor, muita gente e uma chuva por vir... Encontrei com Gilbert que já me colocou no backstage e ainda me veio com a melhor pergunta do dia: “Rodrigo, você não quer assistir o show lá do palco?!”... Isso é pergunta que se faça pra quem gosta e tem paixão pelo Blues?? Não né?!hehe... A resposta foi “You´re fucking kidding me yeah?! Of course I wanna!!”. So, Let´s Rock!

Devidamente posicionado ao lado das guitarras do mestre, tive a uma experiência inesquecível que foi assistir o brilhante desempenho de Buddy Guy ali do palco, bem perto, muito perto!

Buddy Guy não demonstra ter seus 73 anos, esse era o quarto show que assistia e era impressionante a disposição que ele tem no palco, sua voz com o passar dos anos só melhora e sua habilidade na guitarra de bolinhas, não preciso nem comentar.

Uma das coisas que Buddy mais gosta de fazer nos shows, é descer pra tocar no meio do publico, dessa vez talvez não desse certo já que durante o show a chuva castigou o publico. Mas para alegria geral, a chuva parou...perguntei ao Gilbert se ele desceria pra galera, ele me respondeu: “Se ele começar olhar muito pra cá, ele vai querer ir sim”...” e mais uma vez outra pergunta de Gilbert pra mim: “ Se ele descer, ta a fim de ir com a gente?!”... nem preciso dizer que a resposta foi a mesma do convite feito pra ficar no palco.

E o véinho desceu mesmo, a galera ficou mais maluca do que já estavam... Acabei coordenando os seguranças e fico arrepiado só de lembrar o que foram aqueles minutos. A emoção das pessoas na medida em que Buddy chegava perto mostrava que eu não era o único apaixonada por sua musica. E eu lá no meio de tudo isso, ajudando o véinho, empurrando os mais doidos, chutando as cadeiras pra ele passar... Na volta ao palco, ainda o ajudei a subir e ganhei um “Thank you boy, you did great!”.

Depois de mais algumas musicas, Buddy termina o show com maestria... A banda continua sem ele, e na medida em que ele vai saindo me aproximo para lhe dar parabéns, ele me agradece, caminha pela rampa e entra direto no carro que o levaria para o hotel.

Bom, resumindo foi isso! Um puta show, puta banda, puta produtor, e puta Guitarrista!!

Como diria Jagger, “This is Buddy Guy, Buddy Motherfucker Guy!!”

Rodrigo Bill Abecia - 25 anos - Relações Publicas. Apaixonado por musica, atualmente atua como produtor executivo da banda Lagunna

3 comentários:

  1. Que demais. bro.
    Arrepia só de ler.
    Tenho um acústico do Buddy Guy e Muddy Waters, gravado em uma casa de reabilitação. Sem comentários esse som.
    abç do Villar

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo: eu estive no show do Buddy Guy no finado Olimpia em 1995 e no Credicard Hall em 2005 ou 6, o velinho é fogo!

    Belo show, belo guitarman, belo bluesman!

    jk

    ResponderExcluir
  3. Estive neste show. Foi incrível mesmo!!!
    Como já disseram "arrepia só de ler"
    Abraço!
    Leandro

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails