sábado, 12 de dezembro de 2009

Relembrando: RIDE THE LIGHTNING METALLICA



Este post é uma maneira de comemorar. Comemorar a confirmação do show extra do Metallica em Sampa. Passei essa semana toda ouvindo este disco, que para mim, tem um significado importante.

Quando vi pela primeira vez o home-video Cliff Em All, pirei no baixo, pirei nas músicas. Dias depois um camarada mais velho me convidou para ver um ensaio da banda deles, eles precisavam ensaiar a música "For Whom the Bell Tolls".... não preciso dizer que pirei no Baixo né?

Neste ensaio, esse cara, me presentou com um vinil véio do Ride The Lightning. Vinil que passei adiante recentemente em um aniversário de um amigo muito importante. Neste mesmo dia (juro), meu pai me deu o CD de  presente. Tinha algo aí né? Escutei este cd umas 5000 vezes na mesma semana. 

Para minha surpresa, quando menos esperava, fui surpreendido e ganhei novamente o vinil (agora de aniversário, neste ano). Desta vez a versão remasterizada, com um acabamento irado. Já abri, já escutei mas deixo ele ali guardadinho de tanto que gostei (tem dia que eu até abraço o presente).

"Ride the Lightning" é o segundo álbum de estúdio do Metallica. Lançado em 19 de novembro de 1984. O nome é uma gíria usada entre presidiários para designar os condenados à morte na cadeira elétrica. "Ride" é  recheado de clássicos do Thrash-Metal. O disco já foi definido como:  "o manual". Traz uma banda muito mais madura. São músicas agressivas e pesadas. No entanto conseguiram introduzir uma melodia marcante e bonita. Harmonias que influenciaram gerações de músicos.

“Fight Fire With Fire” abre o álbum com agressividade (depois de uma intro calma, gravada com uns 8 violões). O riff, pesado e marcante que vem depois é... sei lá, foda! “Ride The Lightning” é outro clássico eterno da banda, com um riff inicial marcante e uma letra cabulosa. O Boça diria que "aqui,você não pode trepidar".

“For Whom The Bell Tolls” é um verdadeiro hino ao Heavy Metal, com o solo de Cliff Burton durante o riff inicial e a marcante cavalgada no baixo. Indispensável! Nem sei bem o que escrever. Provavelmente o Quinto Elemento poderá descrever melhor. “Fade To Black” é a primeira "balada" da banda, causou polêmica quando lançada "tem introdução e versos calmos, fala de suícidio" mas, a progressão da parte final é fantástica. (abaixo um vídeo. Vejam, por favor). 

“Trapped Under Ice” é uma daquelas músicas adoradas pelos fãs e que eles não tocam muito. Este ano voltaram a tocá-la em alguns shows. “Escape” é uma faixa mais “calma”. Um rock marcante e pulsante. Marca do Metallica. Tem um grande ritmo empregue na música. 

Indo mais além na faixa seguinte, “Creeping Death”: não há palavras para descrever o quanto esta música significa,é um "ode" ao metal, à música pesada. Introdução, riff, refrões, versos, solos. É uma das músicas mais importantes de toda a carreira do Metallica. 

Para terminar em beleza, uma faixa instrumental, “The Call Of Ktulu”. É uma musica mais sombria, com um ritmo mais lento. No entanto, possui um peso certeiro. Destaque para todo o trabalho do Baixo de Cliff Burton, abusando de um wah-wah nas linhas iniciais.
 
Uma curiosidade: durante muito tempo, circulou uma versão com a capa verde. Virou item de colecionador. Cheguei a pegar um fora do Brasil e quase comprei. Nada mais era que, um erro de impressão da gráfica. Isso rolou na primeira prensagem do disco na França (cerca de 3000 vinils). 


FADE TO BLACK:

Downloads: Views: 3576

Quer ouvir o disco, clique no faixa a faixa: 


Lembrança do Quinto Elemento: Medley Kill-Ride do Cunning Stunts de 1997:
Downloads: Views: 28840

bjos
G.

3 comentários:

  1. Graaaande post Guga,

    o Ride é meu favorito do Metallica ! Muitos preferem o Master, o Black, o Justice, mas para mim o Ride tem uma energia muito foda. Sei bem como é difícil eleger um favorito deles (tirando a fase pós Black que não curto mesmo)...mas Ride simboliza muito pra mim. Foi o primeiro disco que conheci o Metallica lá por 1984...eu colecionava (se bobear vc tb) um album de figurinhas chamado Stamp Color...um clássico dos anos 80...e eu abri um pacote e veio a capa do Ride, uma Tattoo e a capa de The Number of the Beast...cheguei pro meu velho e pedi para ele me dar de presente os 2 discos. Como vc diria, PIREI...eheheheheheheh

    Aliás me corrija se estiver errado, mas acho que é no DVD do Cunning Stunts que tem um medley fodaço do Ride não é ? Um pedaço do show em que ele tocam só com uma lampada de nada no palco.

    Sensacional !

    Long live Ride !

    abraço
    Marcus

    ResponderExcluir
  2. Po Marcão, que bom que curtiu!
    O medley foi tocado durante a tour do LOAD e sim eh no Cunning Stunts, e pouts..... Vou incrementar este post c esse video hehe.... Logo mais.
    Ps.: lembro sim do album!!!!! (excelente lembrança) abs G.

    ResponderExcluir
  3. Guga,

    adorei o teu post, saber um pouco como foi teu começo com o Metallica, mas tb gostaria de dizer que acabei de ouvir o RBMS 5 agora, e que adorei as tuas escolhas tanto para o Metallica (sempre achei linda e pouco explorada a Low Mans Lyric) e tb a do Pantera.

    Esse album do Pantera eu ouvia muuuito, Five Minutes Alone talvez fosse a minha predileta (infelizmente não tenho mais, emprestei o CD e nunca mais tive de volta, e tb não voltei a compra-lo), mas cheguei ao ponto de criar um personagem com aquela barbicha vermelha, igual a do Dimebag (rsrsrs...), de tanto q gostava daquele album. Registrei e tudo...qq dia desses eu mostro.

    bj,
    Marjorie

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails