sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Artilheiro da Copa de 1998


Este é Davor Suker, através dele presto uma pequena homenagem aos únicos filhos de croatas que encontrei no Brasil durante toda minha vida. Da família Kuhar para a família Busic!
Copa da França, 1998, a primeira vez que a Croácia participava de uma copa do mundo e para surpresa de todos, ficou em 3 lugar, ganhando a disputa "pelo bronze" em cima dos holandeses.
Davor Suker é um dos poucos jogadores da história do futebol contemporâneo a ter defendido dois países diferentes em Copas do Mundo. Na Itália, em 1990, integrou o elenco da Iugoslávia, enquanto oito anos depois, devido à desintegração deste país, jogou pela Croácia.

Com a Iugoslávia, ganhou o Mundial sub-21 disputado no Chile, em 1987, e, na reserva da seleção principal, acabou vendo a eliminação nas quartas-de-final da Copa de 90.

Já com a camisa da Croácia, Suker fez mais sucesso. Em 1996 disputou a Eurocopa e chegou a marcar três gols em um único jogo, contra a Dinamarca. Dois anos depois, na Copa do Mundo da França, além de levar a Croácia, que fazia sua estréia em Mundiais, ao inédito terceiro lugar, conquistou também, com seis gols marcados, a artilharia isolada da competição.

Ainda em 1998 foi eleito o segundo melhor jogador da Copa e o terceiro melhor do mundo, pela Fifa.
jk

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails