sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Coluna Copiada


Em Aug 28, 2009, às 3:20 PM, Gustavo Giglio escreveu:

Alemão, como tá?
Posso replicar sua coluna do Yahoo sobre o Dimebag no Fura-Brejas?

Andreas Kisser escreveu:

Claro, manda ver, no problem...
Abraço

Andreas

_________________________________

Coluna originalmente publicada no Yahoo!

Dimebag Darrel (1966-2004)

Dia 20 de agosto é a data de nascimento de Darrel Lance Abbot ou, como ficou mundialmente conhecido, Dimebag Darrel. Guitarrista do Pantera, grupo norte-americano vindo do Texas e que revolucionou o mundo da música pesada. Em 2009, ele completaria 43 anos.

A sua trajetória foi intensa, uma carreira meteórica como a dos grandes gênios do rock que tiveram uma vida curta e ao mesmo tempo muito influente. Jimi Hendrix, Randy Rhoads, Jim Morrison, Buddy Holly são alguns dos nomes que me vem à cabeça, com certeza e infelizmente, Dimebag também faz parte desta lista.

Ele criou o Pantera em 1981. Junto com irmão Vinnie Paul (baterista), Phil Anselmo (vocalista) e Rex Brown (baixista), fazia um som bem influenciado pela cena glam do heavy metal, principalmente o Kiss. Só depois, no final da década de 80, influenciados por bandas como Slayer, Metallica, Judas Priest e Black Sabbath, é que o Pantera começou a fazer um som mais agressivo, pesado e mais original. A banda apareceu para o mundo com o disco "Cowboys from Hell", que traz uma atitude e um visual diferente, conquistando um lugar especial no cenário metal e mostrando um novo caminho para se fazer música pesada.

O Sepultura teve o privilégio de tocar com o Pantera em algumas ocasiões. Eles eram grandes fãs da gente e havia um respeito mútuo entre todos. Fizemos uma turnê americana em 1994, durante a Copa do Mundo, tocamos juntos no lendário festival britânico Castle Donington e no Ozzfest. Foram shows memoráveis, sempre rolavam jams, ora o Pantera no nosso palco, ajudando nas percussões, ora eu no palco deles tocando a segunda guitarra na música "Walk".

Eu nunca vou me esquecer daqueles dias, principalmente pela atitude e simplicidade do Dimebag. Ele era muito ativo, sempre de bom humor, deixando quem quer que fosse ao seu lado se sentido bem, ele dava atenção a todos e não recusava uma farra. No palco era matador. Um som único e poderoso, os solos tocados com perfeição e muita energia, era uma experiência incrível assisti-lo tocar todas as noites depois do nosso show.

Infelizmente, no dia 8 de Dezembro de 2004 a vida de Dimebag foi tirada por um estúpido ignorante que subiu ao palco e, a queima roupa, disparou vários tiros fatais em sua direção. Até hoje é difícil acreditar que algo assim é possível. Como? Por quê? A tragédia aconteceu no mesmo dia em que John Lennon foi assassinado também por um "fã", a queima roupa, quando voltava de uma gravação. Não é possível que em um país que tem uma preocupação justificável porém, exagerada, contra terroristas e outros inimigos isto possa ter acontecido. O último cara que merecia isto, se é que alguém merece tal destino, era o Dime.

Ele deixa saudades, mas deixa também a sua música, que inspira e com certeza vai inspirar muita gente através dos anos. Ele tocava com alegria, técnica e sempre tirava um sorriso de quem estivesse por perto.

Um gigante que não vai ser esquecido! We miss you, Dente Preto!

Deixo aqui uma foto minha com ele na primeira vez que eu toquei "Walk" com o Pantera, na turnê de 1994.

Andreas Kisser, casado, três filhos, músico, guitarrista do grupo Sepultura. Espera debater e, principalmente instigar novas idéias e caminhos usando a música como inspiração para a busca de entendimento e tolerância.

3 comentários:

  1. Grande Dimebag. Guitarrista excelente e pelo carinho que sempre teve dos amigos true metal, também um sujeito bacana. Li certa vez que o drink favorito dele (e criado pelo próprio) era o Black Tooth Grin : um shot de Crown Royal, Coca-Cola (pra ficar quase black !) e dependendo do dia um shot de Seagram's 7 era adicionado tb.

    Que ele esteja entuchando sua inconfundível Dean no rabo do filho da puta débil mental que o matou covardamente e que acima de tudo esteja em PAZ.

    Valeu Dime.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. puta história, Andreas. mas não conhecia esses detalhes.
    linda foto.
    PV

    ResponderExcluir
  3. Puta historia
    Imagino na época a satisfação do Dimebag ao tirar a foto ao lado do Andreas com a camisa do tricolor,descanse em paz Dimebag.

    abraços

    Maurício(Campinas)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails