Domingo passado assisti ao filme Presságio (Knowing, 2009). Filme bacana, interessante, bom para assistir num domingo a tarde nublado, bem acompanhado e com um grande balde de pipoca de microondas.Mas este não é um post sobre o filme, pra variar é mais uma reflexão. Nicolas Cage interpreta um professor de astrofísica do MIT, John Koestler. E no meio de uma de suas explanações com os alunos ele indaga sobre o Determinismo e o Casuísmo.
Para não "esticar a conversa", ao falar sobre a vida na Terra, o Casuísmo explica que ela só aconteceu por uma série de fatores interligados que aconteceram "sem querer", isto é, graças a uma condição quase que única como ter um Sol, temperatura amena, água, oxigênio entre tantos fatores, foi possível que ao longo de milhões de anos prosperase vida inteligente no nosso planeta. Normalmente é uma linha utilizada por cientistas, confesso que eu gosto muito deste racional.
O Determinismo é mais abrangente, segue o racional que as condições expostas, não aconteceram sem querer, o Determinismo acredita que esta série de fatores foi de algum modo propositalmente combinado para que fosse possível existir a humanidade. Usualmente as explicações do Determinismo são de origem religiosa, existindo sempre uma causa/razão para cada fato ter ocorrido.
Bem... depois de alguma explicação, devido com vocês a agonia de uma terça gelada e cinza, a agonia de ver que anos de esforços foram em vão e que não atingi alguns objetivos pensados ou estimados por mim mesmo. Neste momento eu prefiro colocar mais fichas no Determinismo, que pelo menos explica que esta dificuldade momentânea é uma preparação ou um treinamento para um momento em que terei mais alegrias do que frustações. Que dificuldade...
Espero que cada um consiga transformar sua energia e seus pensamentos em alegrias e superações!
Boa terça cinzenta!!!
Espero que quarta seja pelo menos um pouco "azulada"!
jk
já está, Coisa.
ResponderExcluirmas sinceramente, não cai nessa de Determinismo. prazer inócuo.
e tira esse pensamento macambúzio e sorumbático. vamos ao Melograno que tudo se resolverá. eu acredito no Cervejismo.