quarta-feira, 2 de setembro de 2009

WWF / DM9 // 11 de setembro


Como resumir a polêmica que rolou com o anúncio da WWF criado pela DM9, considerado desrespeitoso pela opinião pública (norte-americana)?

A peça, premiada, virou assunto somente há alguns dias na internet. Nela a WWF diz que o tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas do que o ataque ao WTC. O anúncio mostra dezenas de aviões indo em direção a Manhattan sugerindo a colisão iminente.

Tática batida de usar uma tragédia para dizer que a outra tragédia merece mais a nossa atenção alertando para os possíveis cuidados que devemos ter com a natureza... e o cuidado com as relações interpessoais? Ahn?

Isso já foi feito dezenas de vezes na propaganda, mas é claro, mexer com o 11 de setembro é inadmissível para os estadunidenses.

A WWF condenou a peça e disse que jamais viu e aprovou a criação.
Famosas peças fantasmas pra ganhar prêmio.. tsc tsc tsc.. eu sou contra. Aprovar campanhas, mesmo com CEOs que entendem "menos" que você ou "não apitam nada" sobre isso é uma arte milenar que merece ser festejada. Ah, o poder da persuasão.

A DM9 distribuiu nota declarando que “O anúncio Tsunami para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência”.

A mídia também se voltou contra a instituição que premiou a peça, e em declaração ao NY Daily News, a DDB Brasil usou a velha saída de “os responsáveis pelo anúncio já não trabalham mais na agência”.

Mesmo com a grande cobertura de jornais e emissoras de TV dos EUA sobre o assunto, o golpe mais veemente veio do apresentador Keith Olbermann da MSNBC. No programa “Countdown”, ele coloca a equipe da DDB Brasil na lista das piores pessoas do mundo, e finaliza dizendo que espera, francamente, que o CEO da agência “morra de fome nas ruas” Hehehe, mas que exagero!

O mundo precisa de amor e cervejas mais baratas né?

Recebi parte deste texto como um comunicado: ou nota de esclarecimento, como preferir.
Mexi só um pouquinho.

Portanto, cuidado ao brincar com esse tipo de coisa... hunpf


G.

2 comentários:

  1. acho que a piada com tragédia no boteco com cerveja é uma coisa.
    colocar na midia é muito diferente.
    willian Bonner é um persona no jornal eletrônico de maior visibilidade - o JN - austero, grave.
    ele não pode na telinha, parecer satírico e debochado como é na vida real.
    mesma coisa.
    apesar que o estudinidense está devendo muito mais em relacionamento interpessoal.
    queria que esse Keith Fresco da Silva fosse comer jaca no Piauí. imagina!! se ofende e deseja a morte por fome de outrem, parece praga de mulçumano.
    PV

    ResponderExcluir
  2. A DM9 é uma merda há tempos. Ainda se apoia em Cannes para mostrar que é fodona...como se Cannes fosse alguma coisa. Prêmios fantasmas, comprados, bando de fazedores de média. Enfim, uma agência que acabou há uns 8 anos.

    Faço minhas as palavras do gringo para o Sergio Valente...

    I HOPE HE STARVES ON THE STREETS

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails