quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Hoje é dia de Francisca"

Abaixo, a reprodução de um texto da Francine, amiga que, como poucas pessoas que conheço, tem o dom de externar sentimentos e devaneios em palavras simples e objetivas. Gosto demais dos textos.

Quer ler mais?
Acessem o DIÁRIO DE REDATORA no: http://francinebittencourt.blogspot.com/

Enjoy!

G.

CHATICE NÃO TEM CURA

"Hoje acordei com cinco macacas. Olhou torto tá levando. Sai da frente que minha tolerância viajou domingo a noite para Paris. E quero ver gente reclamar, quero ver gente balançar a cabeça em sinal de reprovação. Eu quero pedir um grande favor. Quero pedir encarecidamente para ninguém encher meu saco nos próximos duzentos e cinquenta anos.

Queria pedir para ninguém forçar uma amizade profunda que não existe, porque sério, não tenho saco para melhor amigo que conheci ontem, aliás, nem para os que eu conheço desde 1980 eu tenho. Rola uma listinha seleta de 15 pessoas que eu amo sem restrição e para o resto, peço para que não me cobrem compaixão, porque ando desprovida de culpa, pena e principalmente paciência. Mesmo porque né, nunca disse que eu era legal. Pessoa se apega porque quer.

Aí claro que vão falar: mas assim vc vai acabar sozinha. Olha quando acabar a gente vê, pode até ser, mas ainda vale o bom ditado: antes só, do que mal acompanhada. Antes o silêncio do que a falação desnecessária. Antes poucos muito bons, do que muitos sem nada a acrescentar. Em verdade vos digo: não tá fácil. (...)

A chatice dos outros melhora com o tempo? (...)

Eu lá tenho tempo de esperar chato se curar e virar pessoa bacana. Eu não, tô tirando da frente mesmo, sem dó nem piedade. Engraçado que descobrem cura de tudo e para esse mal necas de esperança. E a gente nem lê que cientistas estão pesquisando a respeito. Galera tá cagando para esse assunto e cientista lá vai querer perder tempo com essa gente. Sinceramente. Não tiro a razão deles.

Eu tenho uma curiosidade, será que em algum momento a pessoa desconfia?
Não. Não e não. Nunca passou isso pela cabeça deles. Filhos da puta gostam de infernizar a vida alheia, até o outro não aguentar mais e explodir, aí eles fazem cara de cachorro que quebrou pote e a gente acaba se sentindo mal. Nossa, coitado nem merecia. Isso que eles fazem. Merecia sim, Por isso que me livrei da culpa.

Outra técnica boa é fingir de louca(Oi? Desde quando que eu preciso fingir de louca? ) ahaha.
Mas notem que chato que é chato tá sempre cobrando atenção.
Nossa te liguei você não atendeu.
Jura? Não tocou.

Nossa achei que você fosse no meu aniversário.
Você não acredita, minha vó morreu. (Morreu mesmo só que foi em 1991)

Nossa só eu que ligo para você. Oi? Nesse caso o silêncio responde. Mas chato tem a mania de não entender, mas não tem problema a gente explica. Quando você ligar insistentemente para uma pessoa e ela não retornar, pára de ligar, porque ela simplesmente não está a fim de falar com você. Parece óbvio eu sei, mas juro que essas pessoas não entendem assim de primeira.

Eu sei que corro o risco de acabar sozinha, igual vilã de novela.
-Zilá traga meu martiní. Olhando para piscina cheia de folhas outonais. Saudade disso aqui cheio de gente. Senta aqui Zilá, fala alguma coisa para me distrair, conta da sua vida. Corta. Não esqueço dessa cena da Branca Letícia terminando sozinha e implorando a companhia da empregada, sem perder a classe.

Acabar sozinha o caralho, tá cheio de gente legal neste mundo,
E outra, meu próximo passo é começar a ser sincera com essa raça. Já que não tem cura eu vou tentar um tratamento (de choque). Nossa você não me ligou de volta? Ah, sabe porque que eu não liguei? (tom de voz bem didático) porque você é chata. Foi só por isso, mas na próxima encarnação quando você nascer bem legal, juro que vou ligar de volta. Prometo querida. Beijo e não me liga. Me divirto imaginando a cara da pessoa, só não faço isso porque aguentar chato magoado é ainda pior. Tipo o benefício não compensa o trabalho que isso pode dar."

3 comentários:

  1. Texto bem bacana. Concordo em gênero, número e grau! Mal consigo estar o tempo que gostaria com meus amigos de verdade, por que temos que nos desdobrar para ser simpáticos com o melhor amigo que conhecemos ontem?

    Necessidade fútil que muitos tem de se "autoafirmar" com um orkut com 758 contatos, fala sério? Que tipo de contato um tem com 758 pessoas? Vai fazer o quê? Postar em média 3 scraps por dia de "parabéns, tudo de bom"?

    Onde está a qualidade da real amizade, onde está a reunião simples, mas honesta e sincera, olhando diretamente no olho?

    Ser amigo para se encontrar em happy hour com mais 30 pessoas e não construir uma só conversa decente para nada serve. São 29 pessoas querendo falar delas mesmas sem o mínimo interesse de ouvir alguém. Puros sorrisos hipócritas e rasos.

    jk

    ResponderExcluir
  2. Texto perfeito! Hj mesmo já me fiz de louca, já tive vontade de chamar algumas pessoas de chatas, não atender algumas ligações... Hmmm.... Pra falar a verdade, todos os dias tenho essas mesmas sensações!!!

    ResponderExcluir
  3. Francine. lindo texto. Ágil, divertido e direto e reto para o cérebro. Gostei.
    Mas o que será que a Zilá achou da Branca Letícia - esse nome já é chato. Misturando as cenas.

    - Ihc! Xenta aquihc, Zilá. Fala comigo, vai. Não, não fala, melhor mais um desse
    ahaua
    PV

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails