Há pouco mais de 3 anos comecei a comprar livros sobre cerveja sem grandes pretenções. Hoje já são 7 livros entre adquiridos e presenteados. Aqui destaco alguns incentivadores como o Renato, um dos dois mineiros nascidos em Campinas, o Romulo e minha esposa.
Sim, a coleção é pequena, mas já tem bastante conteúdo e principalmente cervejas do mundo inteiro para conhecer. Em números absolutos e aproximados, existem mais de 20.000 marcas ao redor do mundo. Pelas minhas contas eu já experimentei em torno de 400 (2%) de todos os continentes... acho que necessitarei mais algumas vidas para chegar a pelo menos 10%!
Outro livro é o Larousse da Cerveja de Ronaldo Morado, recém lançado. Mas o livro peca pela superficialidade e pouca paixão pela loira. Graficamente bonito, bem feito e acabado, mas com conteúdo muito abaixo da expectativa. Não recomendo.
O Cervezas del Mundo foi comprado em 2008 no centro de Buenos Aires a preço de "banana". Tem mais de 350 cervejas do mundo, dividido por países. Apresenta a garrafa e seu respectivo copo com um breve texto. Gosto muito deste livro, uso de referência para pesquisas. Este ano não o encontrei mais em Buenos Aires para trazer para os amigos...
O menor é The Complete Guide to Beer, comprado há menos de 2 meses na Livraria Saraiva por módicos R$ 19,90! Procurem que ainda dá para achar! É uma versão resumida do The Beer Book.
Estes são os mais recentes livros de cerveja que eu ganhei. O Great Beer Guide é fabuloso, apresenta mais 500 cervejas em ordem alfabética. Foi escrito por Michael Jackson, não o cantor obviamente, mas um dos mais renomados cervejeiros do mundo. Esse foi presente do Romulo e
não creio que vocês o encontrem no Brasil, pois veio da Inglaterra.
O The Brew Master's Table de Garrett Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Beer é interessantíssimo. Fala "um pouco de tudo" sobre a cerveja, são 372 páginas divertidas e informativas. Se vocês visitarem a Brooklyn Beer em Nova Iorque não deixem de comprar!
BOA LEITURA!
jk
Continuo te amando, Fura Coisa.
ResponderExcluirVocê está impossível nos vocábulos e cognitivos.
PV