quinta-feira, 4 de março de 2010

Publicidade: Antes e Depois da Internet

por Patrícia Curty

“Mais coração e intuição do que estatística”, foi assim que o Paulinho me convenceu a escrever. A gente estava em um daqueles almoços que não acontecem sempre, regado a vinho branco e camarões, quando ele comentou que tinha um blog e que o Guga havia pedido um texto sobre a transformação digital e os novos tempos na publicidade. Na hora, eu com a minha boca grande (que de grande não tem nada) comentei sobre a palestra que havia feito no final do ano para alunos de publicidade e propaganda, onde comparava as mudanças dos últimos 20 anos.

Estar aqui no “furabrejas” é um grande privilégio, afinal de contas só tem assunto que eu gosto: rock de verdade, cerveja e mengão. Inclusive ver o novo clipe do AC/DC para o filme “Homem de Ferro“ foi demais. Só fui chamada de louca umas 100 vezes aqui no trampo, devido à minha performance com os fones de ouvido, mas tudo bem.

Bom, voltando então ao motivo deste convite, não esperem ver dados estatísticos. A intenção mesmo é poder dividir um pouco dessas transformações sutis que vivenciei de perto. Porque esse assunto é vasto demais. Então, aí vai uma pequena demonstração sobre
algumas mudanças.

ANTES e DEPOIS DA INTERNET:

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA AGÊNCIA:
ANTES: As agências eram especialistas em propaganda ou marketing direto.
DEPOIS: As agências tornaram-se 360º: propaganda, marketing direto e on line em um único lugar. (Se compararmos com um restaurante, você poderia pedir: massa, peixe ou carne).

ÁREA DE ATENDIMENTO:
ANTES: A área de atendimento contratava 5 pessoas para atender a uma conta grande.
DEPOIS: As estruturas ficaram mais enxutas, hj são 3 pessoas atendendo 20 contas. Ahã!

DINÂMICA DO ATENDIMENTO:
ANTES: - O profissional de atendimento praticava relações interpessoais, era tudo olho no olho, cara a cara. O que eu costumo chamar de “Processo tira a bunda da cadeira”.
DEPOIS: - Tudo por e-mail, telefone, palm. Comunicação árdua, sujeita a más interpretações, tudo tem que ser rápido, imediato. Pra quê?

COMUNICAÇÃO:
ANTES: Os departamentos ficavam separados por baias e salas.
DEPOIS: Quedas dos muros e abertura das salas. A comunicação ficou mais democratizada.

Resumindo:

O que se ganhou: praticidade, agilidade, tempo.

O que se perdeu: relacionamentos interpessoais, profundidade, informação.

Como eu disse, isso é só o começo. Há muito mais mudanças que não caberiam em um só post. Por exemplo, podemos falar das marcas e como o mercado está se posicionando para ganhar a atenção dessa geração Y, a geração que nasceu no boom tecnológico.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa e agradeço a oportunidade. Foi uma delícia.

Beijos

Patrícia

Olha aí, Guguinha, seu texto veio melhor do que se esperava, não é? Conheci a Paty quando da produção de campanha para a Roche Health Care. Ela como toda flamenguista, é de inteligência e simpátia impares - a empatia foi imediata. Nosso próximo fura encontro estará mais florido com sua presença. Abaixo um presentinho do nosso estúdio digital para essa fã do AC/DC e do bom futebol.
Valeu!
PV

30 comentários:

  1. Mto bacana! Obrigado OompaLoompa!

    Muito bem vinda Patrícia. Parabéns pelo texto. E obrigado pela excelente colaboração. Concordamos em vários aspectos.

    Eu tenho preguiça de escrever. Acho que devemos nos reunir e discutir um pouco mais essas coisas, sempre saio cheio de ideias e aprendo um muito nas conversas dos Furas.

    E, pouts, como são as coisas né? 2 minutos depois que subimos o post descobri amigonas em comum. Repito: "não é o mundo que é pequeno, as pessoas que são grandes" !

    Bjos e a conversa fica pra quando tivermos cerveja na mesa.

    Gugão com sono.

    ResponderExcluir
  2. Dinâmica do Atendimento, antes, depois da Internet, ETERNAMENTE

    FISCAL DE OBRA PRONTA.

    Encher o saco de planejamento, criação, com pitacos imbasados só pra se sentir "parte" do todo.

    ResponderExcluir
  3. eita, dei uma de atendimento agora.

    Embasados. Melhor assim.

    e pra completar "pitacos embasados em nada"

    2012 o mundo muda...e o atendimento some da terra.

    ResponderExcluir
  4. Você não deu uma de atendimento, não.
    Deu uma de Marcão
    PV

    ResponderExcluir
  5. ehehehehe

    Verdade.

    Quando der eu comento minha visão sobre esse mercado de ilusões...

    abração

    ResponderExcluir
  6. Lembro da minha primeira aula com o Prof. Marcão na ESPM em 1995... 15 anos se passaram... mesmo com tecnologia, facilidades, correrias, continuamos humanos egoístas e que não sabem ouvir e muito menos dividir opiniões e idéias sem carregar preconceitos ou menosprezar a inteligência alheia...

    Um comportamento definitivamente não mudou de antes ou depois da internet: o tamanho do EGO e a quantidade de BUFÕES no meio publicitário.

    jk

    ResponderExcluir
  7. Obrigada galera. Paulinho, esse Angus com bandeira do Mengo tá impagável, eu amei!!
    Guga demais sua recepção, demais termos amigas em comum, vamos marcar uma breja com elas e nos conhecermos pessoalmente. Marcus, adoro críticas, sempre podemos aprender com elas. Quero te pagar uma breja, posso? Beijos

    ResponderExcluir
  8. O Marcão é penta né?

    O dia que, enfim, conhece-lo pessoalmente vou virar o primeiro pint na cabeça.. e depois pagar um pra comemorarmos....

    Cacildis, é pra dar as boas vindas pra mocinha... Eu tenho que ensinar tudo pra vcs?

    A vida é uma ilusão! A ilusão é uma ilusão! A ilusão da ilusão é uma ilusão! Pouts... .um pint é uma ilusão..... oh..

    rs..

    G.

    ResponderExcluir
  9. Olha, a última coisa que a Pati faz é dar pitaco sem embasamento.Ela dá pitaco o tempo todo, porque taí uma que é ligada viu? Mas todos com muito embasamento. Eu brinco que ela é a única atendimento que eu não brigo de mexer nos meus títulos. Ela pode, ela eu deixo. Adorei o texto Pati. Pitaco é para quem pode, né?
    Beijo pro Guga.

    ResponderExcluir
  10. Um comentário nada em cima do muro/nem fazedor de média/nada hipócrita meu causou tudo isso aqui ? OK, o espaço não é meu, é de vcs, mas o tema veio bem a calhar...

    Eita pessoal. Até parece que não sabem como funciona um agencia de publicidade brasileira. Se bem que a rixa atendimento x resto do mundo é algo global. E como mostram as civilizações publicitárias evoluidas e inteligentes lá pela Europa, o Atendimento é a única área que não soube se reinventar em uma agência. Continua a mesma desde os anos 60. E por essas e outras é a área que entrou em extinção numa porrada de agências por ai. Pitaco não é pra quem pode mas sim para quem pensa. Quem dá pitaco a troco de nada é fiscal de obra pronta.

    Patricia : aceito uma cerveja contigo. Vai que vc me prove e mostre que ainda tem Atendimento foda, cerebral por aqui.

    Concordo com o velho (amanha faz anos hein canalha ?) Alan. Tirando a parte do Prof. Marcão que em 1995 já era um cara loser, doente e perdido, o problema do mercado publicitário brasileiro vem lá de cima. Vem dos "painhos" que iludem clientes com fórmulas de gaveta e fodem o mercado em concorrencias ao meter fee zero para bater a carteira na venda de midia. Vem dos donos egocentricos, que somam premios de um Festival que não vale mais nada, conquistados com campanhas fantasmas que não geraram um puto a mais no faturamento do cliente. Vem dos alpinistas que se fazem as custas do trabalho alheio. Vem de agencias "supostamente especilizadas" que chupinham ações do exterior crentes que "ninguem vai desconfiar" de nada. Vem dos donos complexados que sobem em cadeira e gritam com as equipes (mas isso não era nos anos 90 em que eles tinham carreirinha de pó nos banheiros da agencia ?).

    A questão do egoismo e "menosprezar a inteligencia alheia" é mal da humanidade...isso transcende a pobre publicidade. Se bem que encaixa como uma luva em muito publicitário por ai.

    Infelizmente o talento tá cada vez mais escassso na publicidade nacional. Em advertising isso é fato consumado. Em outras disciplinas ainda tem o que se salve. Não é para menos que nossos hermanos argentinos estão surrando a publicidade brasileira a cada ano com campanhas inteligentes, conceitualmente redondas e acima de tudo fodidas o bastante para dar grana para o cliente.

    Que existe safadeza e filha da putice em toda profissão, isso existe, mas que no meio publicitario a coisa tá foda, isso tá. E digo graças a Deus. As redes sociais vieram para destruir imperios da comunicação dentre eles as agencias de advertising...aquelas, que não fazem o melhor pelo cliente ou marca, mas fazem tudo o que for possivel para faturar um maldito BV. O bando de boleiro ! Acho que o fim da publicidade como um dia conhecemos está sim atrelada a evolução dos meios de comunicação. As pessoas não são mais os indios que se encantavam com qq coisa, que acreditavam em tudo. As pessoas não são mais idiotas e tem opiniões cada vez mais fortes e independentes. Tem gente que continua tratando as pessoas (me nego a falar consumidor, essa terminologia é cretina e ultrapassada) como se no mundo só tivesse TV e revista.

    Ma isso é papo para mais de blog...

    E Guga, não joga a Guinness na minha cabeça não.Depois mando uma lista de pessoas para vc fazer isso. Mas só o copo..

    abs
    Marcus

    ResponderExcluir
  11. hehehehehehehe era exatamente isso o que eu queria quando pedi o post.....

    Belo comentário cumpadi! Vamos filmar o primeiro MesaRedondaFuraBrejaDebate...???? Quem me ajuda? Abs Guga

    ResponderExcluir
  12. Tô dentraço desse debate, Guga. Me fala se eu puder ajudar.

    Fran, você é fod..., tô mega lisonjeada! Pena que o foco virou a área de atendimento e não o assunto em si.
    O que tentei levantar aqui foi o fato de a tecnologia ter aberto as portas para nos comunicarmos com o mundo, quando, com quem quisermos e o que quisermos, pena que é tudo virtualmente, muitas vezes, sem tirar a bunda da cadeira, apenas por telefone, emails e sms.
    Porra, até "discutir a relação" as pessoas hj em dia fazem por sms, tenha a santa paciência, ficar digitando naque teclado minúsuclo do celular...
    E,vamos combinar que, quando o papo é reto com cerveja ESTUPIDAMENTE GELADA na mesa, tudo fica bem melhor!

    Marcão, concordo em gênero, número e grau quando você fala sobre os publiciOTARIOS, só não podemos generalizar, pq otário é algo em exapansão, infelizmente, e acho que a tecnologia contribuiu muito pra isso.

    Paulinho, quero conhecer a galera, nem que seja pra levar um couro...ahahahahahah! Quando vai rolar a cervejada?
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Verdade Paty!
    Trabalhamos quase cara a cara e na maioria das vezes nos falamos por msn. Eu apoio esse encontro, e acho que a Paty é quem vai dar um couro, rs.

    beijos pro Gu!

    ResponderExcluir
  14. Paty, parabéns.
    Bem vinda ao mundo dos posts ácidos.

    Com certeza ainda vai ter muita mudança na propaganda.
    Penso que depois do advento da internet a grande crise existencial das pessoas foi que elas têm acesso à tanta informação e de maneira tão fácil, que não conseguem consumí-la por uma simples questão de dúvida na escolha, de onde encontrar a fonte mais segura ou mais atualizada. Antes era só escolher qual jornal ou revista ler e formar sua opinião a partir disto, hoje, além dos impressos, ainda tem todos os sites, RSS, redes socias, blogs, etc, e com isso, vem a sensação de ignorância, de opinião em cima do muro ou de incapacidade de se manter informado. Que grande ironia, não?

    E para a propaganda, resta se desdobrar para ter cobertura e alcance suficiente para ser vista em todos os lugares. Porque então os publicitários de hoje seriam menos inteligentes que os de antigamente?

    Ah, não te conheço Marcus, e peço desculpas caso seja incoveniente, mas acho que você deveria tomar cuidado ao julgar todos os atendimentos, achando que todos são incapazes de pensar, até porque você pode se encaixar na sua própria tese. "A questão do egoísmo e 'menosprezar a inteligencia alheia' é mal da humanidade...isso transcende a pobre publicidade. Se bem que encaixa como uma luva em muito publicitário por ai."
    Ah, e sobre os índios se encantarem com qualquer coisa, sugiro que você leia "1491" - do Charles C. Mann, e entenda melhor a história da devastação da população índia nativa das américas e de que eles não eram pobres coitados que se impressionavam com qualquer coisa.

    Pronto Paty... a seu pedido comentei!
    hehe
    E as idealizadores do site, parabéns.
    Com excessão do Mengão (e só pq não sou carioca), tô dentro com todos os outrso temas.

    bjOs
    Bruna

    ResponderExcluir
  15. Boa Pati, a escala da evolução não termina no homem, a internet ta aí pra provar isso... temos que nos adaptar e mudar todo dia, senão vira peça de museu.

    Esperando os próximos posts.

    ResponderExcluir
  16. Sinistro...

    Bruna,

    com certeza posso me encaixar no "mal da humanidade", mas no que diz respeito ao campo profissional (ainda que publicidade seja um campinho sujo, lamacento e cada vez mais dominado pelos painhos FDPs) eu me garanto.

    Quanto a julgar atendimentos, é estatístico. Em 15 anos na praça conto nos dedos de uma mão os atendimentos fodas com quem trabalhei...e olha que passei por agências com medalhões, sem medalhões, com WPP, sem WPP...a amostra foi grande e de alto nível. Talvez porque eu nunca cedi ao canto da sereia baiana, o demônio da propaganda nacional, que fodeu com o mercado, instituiu a putaria generalizada nas negociações e que trata seus funcionários no regime da escravidão.

    Vou checar esse livro dos Indios ! Não citei os indios como inocentes não hehehehe, eu sei bem que eles não eram (em lugar nenhum das Américas) flores pra serem cheiradas. Só citei os índios como "ignorantes sem muita cultura civilizada" mesmo !

    Tô achando muito bacana esse papo aqui...e cada vez mais a cerveja tá ficando como coadjuvante no furabrejas. Isso é excelente. demonstra o NAIPE, a "estirpe" do pessoal que por aqui circula. No bullshit, no jumentos !

    abraços a todos publicitários que por aqui postam. Saibam que TODOS estamos no mesmo barco, furado claro. Mas que há vida e muita fora dessa profissão ingrata.

    Marcus

    ResponderExcluir
  17. meu Deus... vcs falam tanto quanto escrevem?

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, Patrick. Concordo em número, gênero e degrau. Se você tivesse vendendo um Palio MPI R 8V 1.8 preto, eu compraria.
    Beijos, Cunha!!!

    ResponderExcluir
  19. Ah, desculpa mas eu tenho uma preguiça de discutir propaganda.Queria só falar que eu gosto da Pati. rs

    ResponderExcluir
  20. Verdade, a Paty tá vendendo um Palio. E ela já concordou que, caso alguém do blog compre, eu ganho R$10k de comissão. Ihhhuu...

    ResponderExcluir
  21. Olha aí o BV...

    10k de comissa num Palio não é comissão, é extorsão heheheheehehehehehehee

    ResponderExcluir
  22. Opa, vamo racha isso aí. Fui eu que lancei o teaser, hehehehe.
    Abs, Alemão (Patrick cunha's).

    ResponderExcluir
  23. Nunca fui um "blogueiro", mas agora que entrei para a propaganda percebi que é importante "fuçar" blogs e isso eu tenho feito.
    Gostei bastante do assunto abordado, é interessante para os que não conhecem muito sobre agências, além de não ser um texto intediante.

    Gostei de ver, "chefe 2"
    Bjs,
    Estagiário

    ResponderExcluir
  24. Lemon (meu cunhado preferido), vc passa por aqui também...e ainda faz um freela pra mim vendendo minha caranga.Po, obrigada.
    Infelizmente a única consideração é em relação ao BV, ele não existe...é uma farsa. Beijos e obrigada. Ah! Claro, te pago em brejas.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com vc Pa, o olho no olho sempre resolve melhor as coisas. Mas não podemos ignorar as facilidades que o meio digital nos oferece, agiliza muito nosso trabalho, oferece muita informação, etc, etc, etc... Acho que todo esse cenário mudou o comportamento das pessoas, mas quem gosta de relações próximas e presenciais não vai deixar isso de lado, vai sempre perservar o relacionamento olho no olho. Temos que cuidar da educação das novas gerações que já nascem no mundo virtual, cabe a nós todos mostrar que existe um mundo muito além do computador, muito mais importante para o fundamental da vida.

    ResponderExcluir
  26. Estagiário Alemão,

    esse blog aqui é bem mais bacana que os blogs chupeteiros de propaganda no Brasil. Aqui o pessoal fala de tudo e sempre sem fazer média.

    Falando em blog de comunicação, ao invés de dar IBOPE pros chupinhas de Brainstorm 9, Comunicadores e afins vai direto na fonte ! Dá bypass nos chupinhas ! Deixa a tribo do copy paste sem visita !

    Ad Rants : www.adrants.com
    Adverblog : www.adverblog.com
    Digital Buzz :www.digitalbuzzblog.com
    New Work : www.ilovenewwork.com
    Buzzing Bees : www.buzzingbees.be

    a partir desses vc se linka com uma porrada de outros legais.

    E boa sorte na carreira. Apesar dos problemas, com boa vontade dá pra reverter o jogo. A luz no fim do túnel é que em breve as gerações contaminadas penduram a chuteira/morrem/se aposentam/morrem de cirrose-overdose/apanham da WWF e do jornalista da NBC...aí em diante é com vcs !

    Sucesso.

    abs
    Marcus

    ResponderExcluir
  27. confundi. O estagiário não é o Alemão !

    sorry

    ResponderExcluir
  28. Finalmente estou tendo tempo de ler e postar um comentário, as 20h de uma sexta-feira e posso dizer uma coisa?!? Estou emocionadíssima, me deu até frio na barriga, é a primeira vez que faço isso, nem sei se vai dar certo, rs. Tive a honra de estar presente no almoço onde tudo começou e onde minha amiga-chefe-terapeuta foi convidada a extravazar sua vontade de ser professora e descrever suas experiências (obrigada Paulo), gostei muito! Bom, vou nessa, bjs e bom final de semana a todos, Cili

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails