Otávio Junior é um jovem morador da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Apaixonado por livros, desenvolve um projeto com crianças nas favelas cariocas chamado "Ler é 10 – Leia Favela".
Otávio teve seu 1º. contato com o mundo da leitura de maneira curiosa: ainda criança, encontrou um livro no lixo, quando estava a caminho do futebol. Fascinado, levou-o para casa e só parou de ler quando o acabou. Segundo ele, foi ali que colocou na cabeça o desejo de trabalhar com literatura infantil.
Desde os 14 anos o garoto, que hoje tem 26, coloca a cara para bater, se embrenhando pelos becos das favelas e fazendo acontecer o seu sonho: levar o mundo da literatura e do conhecimento para crianças carentes.
No início, ele mesmo não tinha acesso aos livros. Sozinho, rodava o Rio de Janeiro inteiro, freqüentava a Biblioteca do Museu da República, a Biblioteca Nacional, a Biblioteca Estadual. Passava o dia inteiro lendo, fazendo rascunhos, descobrindo personagens e autores.
O Ler é 10 – Leia Favela começou como um café literário na sua própria rua. Depois passou para a comunidade próxima, e outra comunidade, e assim o foi crescendo. Atualmente, a Afeigraf e o Instituto Kinder do Brasil atuam como mantenedores do projeto, e Otavio Jr foi homenageado em 2009 pelo Prêmio Faz a Diferença, do jornal O Globo.
O projeto atendeu até hoje 8mil crianças de comunidades carentes, onde o livro praticamente inexiste.
Ele concorre em 2010 ao Prêmio Top Educação como candidato na categoria Ação Social (na área de Educação).
Votem e indiquem o Ler é 10.
Site para Votação:
http://revistaeducacao.uol.
Categoria 21 - Ação Social (na área de Educação)
Ps: última categoria
Atenção na hora de votar!!! Até o dia 13 de junho
Otávio Jr : (21) 9964-3250
Marjorie
CARACA.
ResponderExcluirDEMAIS. PARABÉNS OTÁVIO. VOU VOTAR COM CERTEZA.
APOSTO QUE É FLAMENGUISTA.
ABÇS
PV