segunda-feira, 26 de julho de 2010

press release da Brahma vermelha


recebi isso aqui do pessoal da agência Africa.
preguiça de editar, comentar, emitir minha opinião.
gostaram de tudo?
enjoy. abs
G.


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Mudança da identidade visual da marca e de sua lata permite ao “Brahmeiro”, que conhece o sabor da sua cerveja de olhos fechados, identificar a Brahma de olhos aberto


Com o novo conceito, a Brahma, que ao longo dos últimos três anos focou a comunicação nos valores de seu consumidor, passa a destacar agora as principais características do produto: a tradição e a singularidade de seu líquido e sabor. “Com a campanha ‘Brahmeiros’ conseguimos reforçar os valores e nos aproximar ainda mais do consumidor da marca. Agora chegou o momento de falar dos atributos que fazem da Brahma sinônimo de cerveja. É isso que entregamos com este novo conceito: o ‘Brahmeiro’, que conhecia sua cerveja de olhos fechados, também poderá identificá-la de olhos abertos; uma cerveja com sabor tão inconfundível não poderia ter uma lata da cor das outras”, diz Sergio Eleutério, gerente de comunicação de Brahma. Atrelada à nova comunicação visual, a marca estreia também uma nova forma de se comunicar com seu público. Valores inerentes à Brahma como família, amigos e a persistência ganham uma “pitada” de humor para falar o quanto a Brahma é inigualável e que é a cerveja com o verdadeiro gosto de cerveja.


AS RESPOSTAS (?) A campanha, que apresenta o novo posicionamento “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma” ao mercado, aposta no bom humor. O comercial “Perguntas”, de 30 segundos, começa com uma série de questionamentos insólitos e sem respostas: “Por que as mulheres escolhem tanto, se homem é tudo igual?” ou “Por que a conta sempre sobra para quem senta na ponta da mesa?”. Até chegar a dois amigos num supermercado que também se questionam: “Se o caminhão, a embalagem e a geladeira da Brahma são vermelhos, por que a lata da Brahma é branca?”. Neste momento, um terceiro personagem aparece e fala “Muda pra vermelho logo!”. Uma multidão pede junto: “Faz vermelha logo”, e finaliza com a revelação da nova embalagem. “Novas latas vermelhas da Brahma. Porque uma cerveja com sabor tão inconfundível, não poderia ter uma lata da mesma cor das outras .”


O filme, que está nas principais emissoras do Brasil, precede uma estratégia que teve como ponto chave alguns vídeos do humorista Maurício Meirelles e o hipnotizador Fabio Puentes em que tentam decifrar o porquê da lata Brahma ser branca. Além do comercial “Coisas Vermelhas”, em quem um personagem também lança o questionamento. O plano de mídia ainda contempla peças no PDV, anúncios e peças para web.


NOVA ROUPAGEM: O portfólio de Brahma conta uma série de latas temáticas e embalagens comemorativas pontuais, mas é a primeira vez na sua história que a marca passa por uma reformulação na sua linha de produção. Além das latas, as garrafas também trazem no rótulo a nova logomarca. Desenvolvida pela Narita Design, a marca está mais moderna e clean, o que deve reforça a diferenciação do produto para o consumidor. “Com a nova embalagem, Brahma mostra que é possível ser diferente (ter uma nova roupagem) sendo exatamente igual (sabor único de Brahma permanece intacto). Além disso, promove a unidade da marca, já que todos os elementos da família Brahma como logomarca, caminhões de transporte e engradados são vermelhos”, explica Eleutério.


PLATAFORMAS BRAHMA: “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma” também chega às plataformas da marca. A festa do Peão de Barretos, que acontece em agosto e faz parte do Circuito Country da marca, será o primeiro grande evento patrocinado por Brahma a contar com a nova comunicação visual e conceito.


Um comentário:

  1. Mais um texto "marqueteiro" demais para o meu gosto... exagerado, "ufanista" no país Brahma... clichês como atributos / valor / consumidor / marca.... aí aí aí, que texto para enganar inocentes estudantes de comunicação na sua primeira semana de aula no primeiro semestre...

    O que mais me incomodou foi destacar SABOR INCONFUNDÍVEL!!!! Aonde Sr. Sergio Eleutério? O senhor já tomou cerveja na vida ou ainda acha que Original é uma p... cerveja?

    Sabor inconfundível tem uma Chimay, Guinness, Sam Adams para não falar de muitas marcas. Qualquer tonto sabe que as nossas "pilsens brasileiras" são iguais. A velha brincadeira de que o brasileiro não gosta de cerveja e de marca ainda vale. Convido o senhor Sergio a fazer um teste cego entre as cervejas pilsen de sua própria empresa, tudo a mesma coisa. A Kaiser com sua falida campanha do teste cego mostrou ao Brasil que é "tudo a mesma coisa" ao ser considerada a mais gostosa.

    Chega de pedradas, que venha o elogio: a nova identidade visual ficou maravilhosa, finalmente a empresa teve coragem de sair da mesma merda de todas as cervejas do Brasil que se apresentavam "brancas" com um logo ao estilo escudo, usualmente destacando o dourado e vermelho, sem esquecer de colocar cevada e lúpulo entre os elementos visuais.

    Só por aqui temos esta chatice visual. Alguns vão falar que a Antarctica é azul, mas por anos foi branca.........

    Ao verem fotos antigas de cervejas já degustadas será fácil perceber que este passo ousado da Brahma se deve a internacionalização da marca. A lata agora ficou "claramente" gringa, podendo competir com um belo apelo visual em qualquer gôndola européia, americana ou qualquer outro lugar. A velha lata se perde numa prateleira européia. Parabéns a equipe/agência de design e parabéns a Brahma pelo bom gosto, mas pelo amor dos santos publicitários, parem de enganar seus consumidores com textos arcaicos cheios de clichês idiotas. E pelo amor dos santos cervejeiros, parem de querer se enganar ao dizer que a Brahma é reconhecida pelo seu sabor!

    jk

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