segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Hollywood, o sabor do sucesso!

Os anos 80 trazem um grande saudosismo e divergência de opiniões. Passamos por um momento de revisitar esta década estranha, onde muitos ficaram felizes em poder mergulhar, sem culpa, em lembranças como Bozo, Balão Mágico, Pogobol (é assim que se escreve?), Dip n Lik, Balas Banda...

Na minha lembrança está mais latente a fase da inflação, planos econômicos, congelamentos, racionamento, falta de produtos, meus pais pagando aluguel pois não existiam meios de comprar uma casa própria sem ficar devendo "n" vezes o valor venal do imóvel... passou... mas o lado bom dos anos 80 (na minha visão de Publicitário), foi a última década de campanhas criativas e ações promocionais que não existem mais.

A praga do "políticamente correto" só apareceu nos anos 90, tirando muito da diversão e humor anterior. Alguém imagina como seria chato Os Trapalhões nos dias de hoje? Onde já se viu um personagem assumidamente pingunço fazendo piadas para crianças? Esse personagem que me fez rir por quase infinitos domingos não tem mais espaço nos dias de hoje. Eu adorava o Mussum, nem por isso passo no boteco para tomar minha branquinha!

Eu também gosto de Fórmula 1. Nossos 3 campeões foram patrocinados pelo tabaco. Emerson conquistou sua primeira vitória ostentando as cores e logo da Golden Leaf. Foi campeão com o belo Lotus preto com JPS. Foi bicampeão com Marlboro. Ganhou um campeonato da Indy e duas vezes as 500 milhas de Indianópolis com o clássico vermelho e branco da Marlboro. Assim como Gil de Ferran e Helio Castroneves.

Piquet correu com o Lotus amarelo Camel e no seu último ano na Fórmula 1, a sua Benetton número 20 era amarela com um camelo azul... E o Senna? O maior fumante dos pilotos brasileiros: JPS, Camel, Marlboro e Rothmans. Raul Boesel foi campeão de esporte protótipo em 1987 com um Jaguar Silk Cut.

Nem por isso virei um fumante!!!

Toda essa introdução para dizer duas coisas:
1) odeio esta hipocrisia do "politicamente correto"
2) eu tenho um vinil que ninguém mais tem! Pelo menos eu acho! hehehehe

Em 1983 ou 1984, pode ser em 1985, eu não tenho certeza, os "perigosos" cigarros Hollywood faziam comerciais maravilhosos, com uma fotografia única e sempre acompanhado de um fundo musical "possante". Vejam que loucura para os dias de hoje, a Hollywood lançou um disco com as músicas de seus comerciais!

Lado A:
1 - Peter Frampton - Breaking All The Rules
2 - Asia - Only Time Will Tell
3 - Journey - Stone In Love
4 - Reo Speedwagon - Keep The Fire Burnin'
5 - Survivor - Eye Of The Tiger

Lado B:
1 - Kansas - Play The Game Tonight
2 - Santana - Hold On
3 - The Police - Every Little Thing She Does Os Magic
4 - Toto - Rosanna
5 - Alessi - All For A Season (que zica é essa?)


Fantástico! Belo vinil. Tirando Alessi que nunca ouvi falar na vida é um belo disco!


Chega de hipocrisia!

jk

4 comentários:

  1. Alan,

    Alessi, o Jean. Mais um piloto engajado no tabaco.

    ;)

    abraço
    Marcus

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, Alessi Brothers, dupla dos anos 80 com alguns Hits.
    Eles eram produzidos por aquele Christopher Cross, que ganhou o Oscar de melhor música em "Arthur, O Milionario Sedutor" com a música "Arthur's Theme", mais conhecida como "aquela do refrão When You Get Caught Between the Moon and New York City...".
    O Alessi é mais de músicas lentas, tipo Antena 1, mas essa, que na verdade se chama "ALL FOR A REASON", até cabe em uma propaganda do Hollywood, que na minha opinião, coleta os Classic Rocks dos anos 80 como nenhuma outra compilação!
    Abraços,
    Ricardo Magri

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela contribuição e tantos detalhes no comentário Ricardo! Você nos ajudou a entender/aprender um pouco mais sobre a cultura musical.

    Abraço

    jk

    ResponderExcluir
  4. Exatamente correto com relação a Alessi na década de 80 em parceria co Christopher Cross e um detalhe sou fã e um grande colecionador de músicas e discos hoje catalogado mais 10 mil títulos. Assim como Alessi muitos dos nomes citados nos discos e festivais da época não eram tão conhecidos a banda Alphaville que fez parte desta geração ninguém conhecia até aparecer num destes discos e por ai vai. Eu disse "discos" porque os Long Players do hollywood lançado pela marca do cigarro foram 6 sendo que o primeiro em 1982 depois 1984, seguindo 1985, 1988, e 1990, e 1992 creio eu que este ultimo ano não tenho certeza estou pesquisando Além dos compactos também nestes períodos. Algumas rádios como a Rádio Cidade pegou carona com os mesmos lançamentos além de empresas e estúdios independentes, sempre mantendo os slogans "Isto é Hollywood" e "Hollywood o Sucesso". Algumas canções que não estão no discos fizeram parte dos grandes festivais e comerciais de TV apenas e só as melhores foram para os discos. Concordo em gênero número e grau com seu depoimento. As coisas eram bem mais naturais quando não havia burocracia dos intitulados "Hipócritas" porque nada é tão ruim como os dias de hoje em que forçam usar um funk e pornografia como cultura. Na minha época, o risco de fazer besteira é dar um beijo na boca de alguém e sair feliz por ter chegado numa garota e os maconheiro da minha época poucos eu lembro de ter ido adiante com as drogas e as meninas nunca deixavam suas bonecas. agora querem fazer merchan de uma coisa e deixam outras... sinceramente paro por aqui!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails