segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

De onde vem AVATAR - Roger Dean



Acho que quem gosta de música boa, ilustrações e principalmente capas de discos deve ter percebido que todo o mundo imaginário e "ultra inovador" que James Cameron nos brinda em seu já sucesso e premiadíssimo Avatar (que é um filmão, principalmente se a experiência for no 3D) é bastante e completamente influenciado por Roger Dean e suas capas para as bandas de rock progressivo em destaque o Yes.


Nascido em 1944, o artista começou a pintar suas capas exóticas com paisagens fantásticas no fim dos anos 60. A primeira capa foi para uma banda chama Gun em 1968 mas, foi com a longa parceria com o Yes que ele realmente ficou conhecido. É de Dean o famoso logo Yes "bubble" (que teve sua primeira aparição no album "Close to the Edge").


O respeitado artista influencia gerações com sua tipografia, design e pinturas. É também responsável por capas de jogos (como o Tetris World) e por conceitos para o cinema. Além do Yes pintou capas para bandas como: Gentle Giant, Asia, Uriah Heep e, as carreiras solo de Rick Wakeman e Steve Howe. Entre novos projetos estão arquitetura sustentável e complexos inteiros em pequenas cidades inglesas
.


Cresci vendo LPs com essas artes, sempre achei fodonas. Por isso que nada no filme me pareceu tão novo assim....
abs
G.

6 comentários:

  1. Nem a mim.

    Só esqueceu de dizer que o James Cameron também assistiu Pocahontas antes de criar Avatar, e se inspirou na árvore da vovó Willow.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade, o argumento de Pocahontas está todinho ali!!!
    Não q isso tire a beleza do roteiro.
    Mas a previsibilidade sempre acaba subtraindo um pouquinho da emoção, ne...

    ResponderExcluir
  3. A previsibilidade sempre acaba subtraindo um pouquinho da emoção

    ResponderExcluir
  4. nossa, meu queixo caiu!
    eu não esperava muito do filme, em termos de roteiro ( pô, o cameron é o cara que fez titanic, aquela novela mexicana num barco, habla sério...), mas fiquei deslumbrada com as imagens e os efeitos em 3D IMAX.

    quer dizer que nem isso é uma criação genuína? que feeeeio, james cameron, que feeeio! pelo menos podia ter dado o crédito para o autor, né!

    ResponderExcluir
  5. a tecnologia 3D já era uma coisa mto usada nos parques da Disney, a tecnologia chegou MUITO bem para os cinemas e, poxa, o filme tem grandes sacadas sim vai... os atores são ótimos (por exemplo), a trilha sonora é original e mto bem executada, colocada... a intenção do post não foi dizer que não foram originais mas, sim mostrar um pouco do trabalho deste excepecional ilustrador. Obrigado pelo comentário! G.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails