quarta-feira, 5 de maio de 2010

O NIILISMO DO MARKETING

Caraca, minha sumida amiga reaparece. Maria José.
Assim sem cerimônias, como sempre foi - Zezé. Conhecemo-nos (bonito escrever assim, hein) como dizia, conhecemo-nos primeiro profissionalmente, depois pelo fácil e agradável transbordou a sintonia dentro dos textos literários que devoramos juntos, quase juntos digo, ela em Pinheiros e eu em Sto Amaro.
Ela carioquíssima - daquelas que não vai perder o sotaque arrrrrrrrasssssstado never, redatora publicitária (das boas), criou os 03 filhos em Sampa. Ex-sócia da conhecida Ingrupo Propaganda (atual Ingrupo CHP) - onde produzimos dezenas de campanhas juntamente com o Señor Jordí Martinez. Esse catalão desenhista, cartunista e profundo conhecedor das artes. E que descolou uma idéia fantástica, criando uma cooperativa de pequenas farmácias que se transformou em case de sucesso - FARMAIS. Para a qual fotografei Ana Maria Braga por 03 anos.
Chega de saudosismo.
Bem, a nossa amiga e mais recente Fura Breja Zezé, baixou uns plugins cerebrais, descasou, renovou, saltando para as deliciosas e bem humoradas crônicas.
Comprovem e saboreiem

O Niilismo do Marketing

O proprietário do apartamento onde moro já não sonha - visto que está mortinho da silva há mais de 15 anos, mesmo assim o mercado o persegue, feito uma alma penada, como se vivo estivesse; e sonhasse.

Vendedores dos mais diversos produtos e segmentos não cansam de encaminhar negócios da China para o meu apartamento; julgando o morto vivo e com excepcional poder de compra.

Uma construtora há pouco tempo enviou uma mala direta com a seguinte chamada: “Você nunca imaginou que o lugar dos seus sonhos pudesse estar tão perto assim”. –É ou não é de matar?

Isto sem falar nos folhetos, com ofertas de cruzeiros para a Patagônia, Bahamas, Ilhas Gregas e outros paraísos, que batem quinzenalmente a minha porta. A cartinha personalizada, de uma dessas agências de viagem, não poderia ser mais surreal: – “ ...para você, nosso cliente preferencial, estamos concedendo 30% de desconto para realizar a viagem dos seus sonhos...” – Como um sujeito que está morto e enterrado pode ser considerado um cliente preferencial? Que marketing fantasmagórico é este?

Como uma das linhas telefônicas está em nome do falecido, volta e meia também recebo ligações e e-mails direcionados ao defunto.

Outro dia o telefone tocou e uma moça educadamente perguntou: – Bom dia! Por favor, o Jacob está? (Jacob era o nome do meu senhorio) – Quem gostaria? – perguntei sem conter a curiosidade: – É do banco Santander! – respondeu a moça. – Querida, já faz mais de 15 anos que o senhor Jacob pediu as contas! – expliquei. – Como assim? – insistiu ela parecendo não compreender. – Pediu as contas?! – É, meu bem, – falei irritada – pediu as contas; bateu as botas; fechou o paletó; MORREU! – Ai, que horror! – exclamou assustada – E desligou.

Ontem, recebi um e-mail totalmente inusitado direcionado ao falecido. O assunto grafado em negrito não poderia ser mais estranho e macabro: – “O Fim Não Espera.”

Intrigada cliquei na mensagem e, meio apatetada, vi surgir na tela do monitor a animação de uma porta que se abria para um imenso espaço gramado, cheio de flores e cruzinhas brancas. Ao mesmo tempo foi se desenhando sobre a relva verde da imagem, em letras sombreadas, a seguinte frase:
–“Aproveite este momento de serenidade para escolher o melhor. Adquira já um jazigo, em suaves prestações, no Cemitério Parque.” –

Desta vez não resisti e enviei uma resposta:
– Prezado papa-defunto, ou você atualiza o seu cadastro ou aguarde a próxima reencarnação! –

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Como diria em bom carioquês: 'manero cara'
Quer mais?? Semana vem vou postar 'Uma História do Outro Mundo'

bjs do
Villar

5 comentários:

  1. Cara, o pior é que as empresas acreditam que ter um banco de dados onde elas possam se relacionar com as pessoas, é a grande sacada do marketing. Gastam fortunas higienizando seus cadastros de clientes e, ainda sim, não conseguem identificar os mortos e nem os promovidos, os que evoluíram na carreira.

    Digo isso, porque trabalhei para 2 empresas de cartões de crédito, que como vocês podem imaginar, mandam malas para milhões de usuários diariamente. O único problema é que diante de milhões de pessoas eles não conseguem identificar que aquele cliente que aceitou o cartão de crédito universitário e ainda continua recebendo notícias sobre este mesmo cartão 5 anos depois, já é quase um dono de empresa, categoria Gold, no mínimo.

    É isso!

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  2. Nossa, a Pat voltou do alem?

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  3. VOLTOU PRA LIBERTAR AS DORES.
    Porque o futuro é
    RUBRO NEGRO

    Anonimo desculpe misturar os assuntos, mas ainda estou curtindo a classificação de ontem.
    Pat
    Valeu nosso papo ao fone ontem, Pat
    pra matar saudade e esquentar o coração flamenguista.
    bjs

    uhuhhuhhuuuhuhh
    \PV

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  4. '...Gostei muito do texto da amiga do Villar, ele é sutil e só comprova que as empresas utilizam ferramentas do marketing indevidamente, é tiro pra todo lado, uma falta de respeito gigantesca a privacidade...

    Sei lá, estou desconfortável, precisando de breja com os furairmãos... aliás, hoje fui ao burguer king e comi o whoppler ironman... uma merda sem tamanho... arrependido até a alma!....'

    COISA, FOI MAL POSTAR SEM SUA PRÉVIA,
    MAS AMIGO É PRA ENCHER O SACO, CERTO
    BJ DO TIO

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  5. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH são esses os emails que a gente recebe do Alan... diariamente.

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