quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Mais Paulistana de Todas as Bandas

Hoje me dei conta que nunca falamos de nossas bandas locais. Exceção ao Sepultura, por razões óbvias, mas nunca falamos ou debatemos sobre alguns de nossos antigos heróis, atuais dinossauros de um passado brilhante (anos 80), uma recuperação "revival" (começo anos 2000) e nada mais.

Na minha pré-adolescência e parte da adolescência ouvi muito Camisa de Vênus, Ira!, Titãs e Engenheiros do Havai. Nesta geração não podemos esquecer de Legião Urbana, Plebe Rude, Inocentes, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso. E só! Não me venham com RPM, Biquini Cavadão, Zero...



Me considero "sortudo" por ter visto shows dos meus 4 favoritos (alguns mais de 5 vezes) e ter curtido muito a sua herança musical de um tempo que hoje olhamos para trás com saudosismo exagerado.

Não havia festa de aniversário da pivetada que não tocasse um Camisa, Titãs e Ira!.

Mas gostaria de destacar a minha banda favorita desta turma, o Ira!. Músicas inesquecíveis e ainda atuais como Pobre Paulista / Gritos na Multidão, Longe de Tudo, Núcleo Base, Tolices, Envelheço na Cidade, Flores em Você, Dias de Luta dos discos Mudança de Compotamento e
Vivendo e Não Aprendendo são sensacionais e atemporais.


Os tempos mudam e nossas preferências também. Não culpo a "garotada" de gostar de Restart, CPM 22, Pitty, NX Zero e outras bandas "atuais" até mesmo porque creio que a geração dos anos 70 abominou todo esse surgimento do "rock nacional". Mas honestamente creio que tive a chance de vivenciar uma fase de ouro da música brasileira que foram pioneiras em atitude e comportamento (não que isso signifique muita coisa).


Para concluir, a vida nos traz boas surpresas. Já tive a chance de conversar longamente com o mestre Marcelo Nova, Charles Gavin, Dinho Ouro Preto, Paulo Ricardo e Nasi entre outros. Em comum uma mesma atitude: simplicidade e boa vontade em conversar com um fã-mané como eu.

Saudades de um tempo que não retorna, saudades de um tempo em que eu ia ao Eldorado da Pamplona, subia na seção de discos (era bem grande) e saia de lá com um vinil de uma banda brasileira!

Qual a sua banda favorita deste tempo?
jk
PS: ainda falarei sobre as bandas alternativas dos anos 90 como Tantra, Vid e Sangue Azul, Pit Bulls on Crack, Pinups...

3 comentários:

  1. desse tempo
    ULTRAJE A RIGOR!!!
    LOBÃO E OS RONALDOS
    Veja Decandence avec Elegance
    http://www.youtube.com/watch?v=cDsIo9E7Q4w

    antes ainda:
    MADE IN BRAZIL / A COR DO SOM

    ResponderExcluir
  2. SLAYER

    Ah,tem que ser brazuca ? Ultraje a Rigor. Camisa de Venus. E só.

    Roger é genio. Marcelo Nova, idem.

    Porra mestre Alan. Conversou com o Dinho Ouro Preto ? Eu nunca tive a mesma sorte. Ate porque nao conversaria, só mandaria ele tomar no meio do cú . E aquele pseudo guitarrista da banda lixo dele, Loro Jones ir pra PQP. Rock Brasilia é rock de comunista FDP.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu não vou nem comentar nesse post...
    Kuhar, vai ouvir DT vai

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails